Grupo A - Turma 3002




Turma 3002, grupo A – Tangram.
“Nos ‘quebra-cabeças’ normalmente comprados em papelarias, a imaginação é escrava do jogo, que é composto de muitas peças com um caminho único para a solução. No Tangram o jogo é o escravo da imaginação, pois suas sete peças apontam muitos caminhos para a solução” (A. Carlos Gênova)
O QUE É UM TRANGRAM?
O Tangram é outro jogo de tabuleiro muito famoso e com diversos benefícios. Na verdade ele é um quebra-cabeça chinês, onde ele é conhecido como Tch’i Tch’iao Pan que significa As Sete Tábuas da Habilidade, e diferentemente do tradicional, ele só é formado por 7 peças que são 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. O Tangram não possui uma "solução" e as suas sete peças são denominadas de ‘Tans’ que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado, e somente com essas 7 peça, a pessoa pode formar várias figuras diferentes. Na verdade, com o Tangram você pode formar mais de 1700 figuras, sempre observando duas regras:
 - Todas as peças devem ser utilizadas na formação da figura.
 - Não é permitido sobrepor as peças para formar a figura.
O Tangram não exige de seu praticante qualquer esforço ou habilidade especial: exige tão somente tempo, paciência e especialmente imaginação...
COMO ELE SURGIU?
A origem do Tangram não se sabe exatamente como surgiu, mas várias lendas em torno do quebra-cabeça chinês foram construídas. Algumas lendas dizem que uma pedra preciosa se desfez sozinha em 7 pedaços e com eles as pessoas podiam formar vários objetos, como pessoas, animais ou plantas. Outra lenda fala que um imperador deixou o espelho cair e ele quebrou em 7 pedaços que eram usados para formar figuras diferentes. Os primeiros relatos doTangram aparecem em livros da Europa e mostram as soluções encontradas nas 7 peças. As figuras eram de flores, animais e casas em sua maioria. Depois, em 1818, o Tangram se popularizou e vários livros foram escritos sobre o assunto. Foi a partir de então que o Tangram se tornou uma febre mundial e chegou a ser vendido em peças feitas de marfim e em forma de uma caixa. E é claro que conforme o tempo, o Tangram foi ganhando outras figuras e formas geométricas, chegando a um total de 1700 combinações somente usando as 7 peças do Tangram.
COMO ELE É UTILIZADO?
O Tanaram também é conhecido como jogo das sete peças e é muito utilizado por professores de matemática como um meio lúdico de ensinar as crianças a entenderem melhor as formas geométricas e facilitar o estudo da geometria, além de desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, já que são inúmeras opções para se formar com as 7 peças. É possível utilizar-lo para desenvolver algumas habilidades como: visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção, noções de áreas e de frações. E também diversos conteúdos:

·                     Identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas;
·                     Visualização e representação de figuras planas;
·                     Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras;
·                     Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas;
·                     Representação e resolução de problemas usando modelos geométricos.
É importante que as atividades iniciais sejam de exploração das peças e identificação das suas formas, para que posteriormente trabalhe com a sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, cabendo ao aprendiz o reconhecimento e a interpretação do que lhe é pedido, a análise das possibilidades e a tentativa da construção. É também um jogo excelente para desenvolver e aprimorar diversas áreas de nossa vida cognitiva sendo forte aliado ao tratamento de dificuldades que vão desde o raciocínio lógico até ao pensamento criativo.
ATIVIDADES COM TANGRAM:
É bom contar alguma história ou dar ciência do que é o Tangram, de como surgiu e de como ele funciona. Para isto, você pode utilizar um texto, uma lenda ou uma história em quadrinhos.

Você pode montar um texto coletivo com a turma sobre o tangram, para saber o que eles aprenderam sobre o assunto e depois apresentar os moldes, fornecer pedaços de cartolina colorida ou outro papel firme qualquer e deixar que eles criem seu próprio tangram.
Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma seqüência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história.




9 comentários:

Juliana Brites disse...

Ola somoos o grupo g seus padrinhos
turma 3002, alunas: Amanda,Beatriz.Daíza,Jéssica B,Juliana,Tatiane e Vanessa!!!!
Achei um video mt legal espero ter ajudado!!!!

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir-tangram.htm
bjbbk
da dindinha

tagran disse...

Espero que suas dúvidas sejam esclarecidas.
Este video é bem curioso e diz como tangran surgiu e mostra como é feito. Um forte abraço da Madrinha jéssica Braga.

Anônimo disse...

Ola , meu nome é Tatiane sou do grupo G , é eu achei um documentario de como dar uma aula sobre tangran , de um jeito dinâmico e legal para todas as idades espero que isso ajude vcs !

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=237

Day Jeny disse...

Oi, sou a Daíza do grupo G e sou sua madrinha:
O site www.planetaeducacao.com.br é muito interessante, pois trabalha com a Metodologia da Matemática Lúdica e O uso do Tangram como recurso de aprendizagem. Entre e obtenha conhecimentos incríveis sobre o "Tangram".
Beijoksss da madrinha Day Jeny!!!

7 de novembro de 2011 14:14

Dynha disse...

Oi gente! é a Amanda! Que saudades, assim que a Lavínia nascer eu aviso.
Lembrando que sou do grupo G e sou sua dindinha!
Achei algo muito bacana, que conta a lenda do tangram que é no site www.jogos.antigos.nom.br/tangram.aspe que a partir daí surgiram jogos de formar: triângulos, um quadrado e um paralelogramo , com as quais é possível montar-se um número quase infinito de figuras. Confira!
Abraços de Dynha e Lavínia.

Anônimo disse...

Olá Boa Noite ! Sou a Beatriz Fagundes do grupo G sua madrinha.Achei na internet um SLIDE que conta a história do TANGRAM,com isso tive uma idéia p/ vocês.Como a história fala que um menino achou um espelho etc ..vocês podem fazer uma peça.Aqui esta o site do SLIDE p/ vocês verem também:http://www.slideshare.net/lucyanneuff/tangram-nas-aulas-de-matemtica
A autora é Luciane Oliveira da Silva. Bom trabalho grupo A !

Anônimo disse...

Olá queridos afilhados, aí vai o comentário da madrinha Larissa: Neste endereço abaixo vc vai saber um pouco sobre a Psicologia - Clínica do Tangram:

www.logospsicologia.com.br/biblioteca/curiosidades-e-desafios/107-tangram.html.
Beijoss e boa sorte!

Juliana Brites disse...

ola sou a vanessa do grupo g,turma 3002,nº 46, sou a pesquisadora do grupo.Bom achei essa pesquisa que auxilia o trabalho do tangram na sala de aula bj espero ter ajudado.
http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=385

http://www.cacapavasite.com.br/Espa%E7o%20Galerinha/tangranfazen.htm

Juliana Brites disse...

VANESSA-nº 46,turma 3002,pesquisadora
ola estou no email da lider por não conseguir entrar no meu.
Achei uma dica de como trabalhar com o tangram em sala de aula espero ter ajudado bjbj