Grupo C - TURMA 3001









13 comentários:

SEMPRE*-* disse...

gabriele da silva N:16
carolina souza N;10
jessica cordeiro N:24
taila rochele N:
brena N:8
jaqueline N:22
jailania N:21

SEMPRE*-* disse...

*ETNOMATEMÁTICA*

• INTRODUÇÃO A etnomatemática surgiu na década de 70, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.
• EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO ETNOMATEMÁTICA A palavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. Segundo Ubiratan D'Ambrósio o Programa Etnomatemática " tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."[1]
• DEFINIÇÃO DE ETNOMATEMÁTICA “ (...) etnomatemática não é apenas o estudo de matemáticas das diversas etnias ” “ Para compor a palavra etnomatemática utilizei as raízes tica, matema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (tica) de explicar, de entender, de lidar e de conviver (matema) com distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etno) ” D’Ambrósio, 2001

SEMPRE*-* disse...

*ETNOMATEMÁTICA*
• A Etnomatematica vem, exatamente, cumprir esse papel: mostrar que mesmo povos não escolarizados possuem conhecimentos matemáticos e que “esse conhecimento não possui menor valor por ter não sido aprendido na escola. Eles são diferentes, só isso ressalta Isabel Lucena. Isso não quer dizer que a Etnomatematica despreza a matemática cientifica, ela não propõe que os livros didáticos deixem de ser usados. Apenas que os professores da disciplina de Matemática percebam que o objetivo é tratar a matemática numa linguagem mais próxima da realidade do aluno.
• Exemplo:
• Um exemplo acontece em uma escola da Ilha do Combu no Belém, como a matemática de ribeirinhos, onde a professora utiliza recursos didáticos confeccionados com materiais da própria região e trabalha a relação da cultura tradicional com o conhecimento matemático do currículo escolar.
• CONCLUSÃO
• Conclui-se que a etnomatemática, enaltece a matemática dos distintos grupos culturais e recomenda uma enfatização maior dos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos através de seus conhecimentos, fora da conjuntura escolar na vivência do seu cotidiano. Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático. A Etnomatemática valoriza estas diferenças e afirma que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e à cultura de cada

Camila disse...
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Camila disse...

A etnomatemática surgiu na década de 1970, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.

A palavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. Segundo Ubiratan D'Ambrósio o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."[1]

Tomando o campo da matemática como exemplo, numa perspectiva etnomatemática, o ensino deste ganha contornos e estratégias específicas, peculiares ao campo perceptual dos sujeitos aos quais se dirige. A matemática vivenciada pelos meninos em situação de rua, a matemática desenvolvida em classes do ensino supletivo, a geometria na cultura indígena, são completamente distintas entre si em função do contexto cultural e social na qual estão inseridas.

Jéssica3001 disse...

A etnomatemática surgiu na década de 1970, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.

A palavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. Segundo Ubiratan D'Ambrósio o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."[1]

Tomando o campo da matemática como exemplo, numa perspectiva etnomatemática, o ensino deste ganha contornos e estratégias específicas, peculiares ao campo perceptual dos sujeitos aos quais se dirige. A matemática vivenciada pelos meninos em situação de rua, a matemática desenvolvida em classes do ensino supletivo, a geometria na cultura indígena, são completamente distintas entre si em função do contexto cultural e social na qual estão inseridas.

Camila disse...
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Camila disse...

ai galera um vídeo bem interessante sobre o tema de vocês etnomatemática!

http://www.youtube.com/watch?v=8Vc3svFAwbM&feature=related

Camila disse...
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Camila disse...
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Giorlana mercês T:3001 n°17 disse...

Oensino de matemática não pode ser hermético nem elitista. Deve levar em
consideração a realidade sócio cultural do aluno, o ambiente em que ele vive e o
conhecimento que ele traz de casa. Essas afirmações fazem parte da
etnomatemática, teoria defendida por Ubiratan D‘Ambrosio, professor emérito
de matemática da Unicamp, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados
de História da Ciência da PUC de São Paulo, professor credenciado no Programa de Pós-
Graduação da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp.

Gisele Sant'anna3001 disse...

A Etnomatemática é um programa de pesquisa em história e filosofia da
Matemática, com importantes implicações pedagógicas. Tem sua origem na
busca de entender o fazer e o saber matemático, e se desenvolve a partir da
dinâmica da evolução de fazeres e saberes que resultam da exposição mútua de
culturas. O encontro cultural é essencial na evolução do conhecimento. Programa
Etnomatemática é interdisciplinar, abarcando o que constitui o domínio das
chamadas ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da
difusão do conhecimento, o que inclui a educação. Procura o entender não só o
conhecimento matemático dominante, acadêmico, mas também o saber e fazer
matemático das culturas periféricas. Para isso examina o ciclo da geração,
organização intelectual, organização social e difusão do conhecimento.
Palavras-chave: Etnomatemática, Educação, Matemática, Educação
Matemática, Conhecimento.

Mylena disse...

Oensino de matemática não pode ser hermético nem elitista. Deve levar em
consideração a realidade sócio cultural do aluno, o ambiente em que ele vive e o
conhecimento que ele traz de casa. Essas afirmações fazem parte da
etnomatemática, teoria defendida por Ubiratan D‘Ambrosio, professor emérito
de matemática da Unicamp, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados
de História da Ciência da PUC de São Paulo, professor credenciado no Programa de Pós-
Graduação da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp.