Grupo G - Turma 3002

14 comentários:

Anônimo disse...

Ola sou Débora Azevedo N° 15 do grupo "F" da turma 3002,tenho como tema "Etnomatemática". Os integrantes do meu grupo são : Líder - Nicole Ávila. Pesquisadora - Caroline dos S. Mídia - Diego Gonçalves. Criativos - Lorena Priscila; Débora Azevedo e Jéssica Amorim.
Somos os seus padrinhos.Achei um site falando de como o ábaco é um instrumento bem sucedido, foi uma invenção feita pelos chineses para facilitar os cálculos lá vem explicando como podemos fazer os cálculos no Ábaco.
www.brasilescola.com › Matemática
Espero muito ter ajudado vocês. Beijos

Juliana Brites disse...

vlw padrinhos

Etnomatematica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Etnomatematica disse...

sou Nicole Ávila n° 35 da turma 3002 do grupo F , a Daisa do grupo G , disse qe vocês estavam precisando de um ábaco e nao conseguiram , achei um video ensinando a fazer um reciclado .
http://www.youtube.com/watch?v=FH36Skjg6K8

Anônimo disse...

Boa Tarde meu povo eu sou Diego Gonçalves Grupo F
Pessoal nesse site-->
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/index.htm

diz varias coisas cobre o ábaco tem a história dele como ele funciona entre outras coisas espero poder ajudar vcs
Beijos...

Etnomatematica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

sou a Caroline n°13 do grupo F , turma 3002 e aqui vai uma rapida pesquisa sobre ábaco p. ajudar

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
Cada bastão contém bolas móveis, que podem ser movidas para cima e para baixo. Assim, de acordo com o número de bolas na posição inferior, temos um valor representado. Pode haver variações, como na figura ao lado, onde se fazem divisões na moldura e o número de bolas é alterado. Observe que na figura temos o número 6302715408 (por exemplo 8=5+3, com a parte superior representando múltiplos de 5, neste caso 0, 5 e 10).

Anônimo disse...

Boa Tarde meu povo eu sou Diego Gonçalves N° 16 Turma 3002 Grupo F

Pessoal nesse site-->
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/index.htm

diz varias coisas cobre o ábaco tem a história dele como ele funciona entre outras coisas espero poder ajudar vcs
Beijos...

Anônimo disse...

Oii sou Lorena Priscila N° 33 do grupo "F" da turma 3002,meu tema "Etnomatemática". Os integrantes do meu grupo são : Líder - Nicole Ávila. Pesquisadora - Caroline dos S. Mídia - Diego Gonçalves. Criativos - Lorena Priscila; Débora Azevedo e Jéssica Amorim.
Somos Padrinhos dessas mininas que gosto muito rs . Achei no site o Exemplo de cálculo espero que isso ajude vocês
O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, e trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue a regra ou padrão 6 = 10 - 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5 + 1 = -4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara à esquerda. Daí, passa a somar o três ao quatro, o sete ao oito, e no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
Devido a operar assim, da esquerda para a direita, pode começar seu cálculo assim que saiba o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, calcula a partir das unidades ou do lado direito do problema. Confere mais aê http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco Beijos espero que tenha ajudado vocês .

Anônimo disse...

Oii sou Lorena Priscila N° 33 do grupo "F" da turma 3002,meu tema "Etnomatemática". Os integrantes do meu grupo são : Líder - Nicole Ávila. Pesquisadora - Caroline dos S. Mídia - Diego Gonçalves. Criativos - Lorena Priscila; Débora Azevedo e Jéssica Amorim.
Somos Padrinhos dessas mininas que gosto muito rs . Achei no site o Exemplo de cálculo espero que isso ajude vocês
O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, e trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue a regra ou padrão 6 = 10 - 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5 + 1 = -4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara à esquerda. Daí, passa a somar o três ao quatro, o sete ao oito, e no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
Devido a operar assim, da esquerda para a direita, pode começar seu cálculo assim que saiba o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, calcula a partir das unidades ou do lado direito do problema. Confere mais aê http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco Beijos espero que tenha ajudado vocês .

Anônimo disse...

Oii sou Lorena Priscila N° 33 do grupo "F" da turma 3002,meu tema "Etnomatemática". Os integrantes do meu grupo são : Líder - Nicole Ávila. Pesquisadora - Caroline dos S. Mídia - Diego Gonçalves. Criativos - Lorena Priscila; Débora Azevedo e Jéssica Amorim.
Somos Padrinhos dessas mininas que gosto muito rs . Achei no site o Exemplo de cálculo espero que isso ajude vocês
O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, e trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue a regra ou padrão 6 = 10 - 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5 + 1 = -4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara à esquerda. Daí, passa a somar o três ao quatro, o sete ao oito, e no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
Devido a operar assim, da esquerda para a direita, pode começar seu cálculo assim que saiba o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, calcula a partir das unidades ou do lado direito do problema. Confere mais aê http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco Beijos espero que tenha ajudado vocês .

Anônimo disse...

Olá sou Jessica Oliveira N° 25 do grupo F da turma 3002

Instrumento de cálculo com origem Mesopotâmica, criado há mais de 5.500 anos . Até os dias de hoje o ábaco é utilizado, como recurso de ensino para as crianças nas operações de somar e subtrair .
Grande vantagem educacional , ao invés de bolas ou outro material de contagem , quando se pratica a contagem ou adição simples, é que isso dá aos estudantes uma idéia dos grupos de 10 que são base do nosso sistema numérico.

espero poder ter ajudado

Beijos.

Juliana Brites disse...

Tema : ábaco.
O ábaco é um instrumento que é bem sucedido, pois foi feito pelos chineses segundo estudiosos, para facilitar cálculos. Ele surgiu à partir de uma necessidade,necessidade essa que era fazer cálculos complexos.
O ábaco com sua eficiência foi ficando conhecido por toda sociedade (país) em cada lugar ele recebia um nome .No Japão é soroban,na Rússia de tschoty.
O ábaco já existe a 3 mil anos e é utilizado ate hoje por comerciantes na Ásia,quem aprende a utilizá-lo faz contas com a mesma agilidade de uma calculadora digital.

Mas como fazer um cálculo, em algo que parece ser tão difícil?Nós iremos explicar, o calculo começa sempre a esquerda,ou na coluna mais alta envolvida em seu calculo.Assim,se tiver 548 e desejar somar com 637,primeiro colocará 548 na calculadora.Daí,adiciona 6 ao 5 segue o padrão 6=10-4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5+1=4)daí, adiciona uma das cotas de à vara da esquerda.Passa à 3 ao 4,o 7 ao 8,no ábaco aparecerá a resposta:1.185.


Por operar assim da esquerda para direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental e escrito, o cálculo começa à partir das unidades ou do lado direito do problema.
O ábaco padrão pode fazer as seguintes contas: subtração, adição, divisão, multiplicação, raízes quadradas e raízes cúbicas.
O uso do ábaco é ensinado ainda em escolas asiáticas ,e em algumas escolas no oriente.As contas são manipuladas com o dedo indicador ou o polegar de uma mão.Ensina-se às crianças cegas a usar o ábaco se contra partida ,os colegas com visão normal seriam ensinados executar cálculos com papel e lápis.



O ábaco é utilizado no ensino de matemática e especial a multiplicação simples às crianças o ábaco é um substituto excelente. Para memorizar tabelas de multiplicação, uma tarefa que jovens e crianças detestam.
O ábaco também ensina outros sistemas de numeração de bases diferentes por que se adapta, facilmente a qualquer base.
Sabemos que é de suam importância adquirir conhecimento ainda mais quando é de algo importante como o ábaco ,vamos aprender manuseá-lo para poder passar esse conhecimento para outros!

Juliana Brites disse...

Tema : ábaco.
O ábaco é um instrumento que é bem sucedido, pois foi feito pelos chineses segundo estudiosos, para facilitar cálculos. Ele surgiu à partir de uma necessidade,necessidade essa que era fazer cálculos complexos.
O ábaco com sua eficiência foi ficando conhecido por toda sociedade (país) em cada lugar ele recebia um nome .No Japão é soroban,na Rússia de tschoty.
O ábaco já existe a 3 mil anos e é utilizado ate hoje por comerciantes na Ásia,quem aprende a utilizá-lo faz contas com a mesma agilidade de uma calculadora digital.

Mas como fazer um cálculo, em algo que parece ser tão difícil?Nós iremos explicar, o calculo começa sempre a esquerda,ou na coluna mais alta envolvida em seu calculo.Assim,se tiver 548 e desejar somar com 637,primeiro colocará 548 na calculadora.Daí,adiciona 6 ao 5 segue o padrão 6=10-4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5+1=4)daí, adiciona uma das cotas de à vara da esquerda.Passa à 3 ao 4,o 7 ao 8,no ábaco aparecerá a resposta:1.185.


Por operar assim da esquerda para direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental e escrito, o cálculo começa à partir das unidades ou do lado direito do problema.
O ábaco padrão pode fazer as seguintes contas: subtração, adição, divisão, multiplicação, raízes quadradas e raízes cúbicas.
O uso do ábaco é ensinado ainda em escolas asiáticas ,e em algumas escolas no oriente.As contas são manipuladas com o dedo indicador ou o polegar de uma mão.Ensina-se às crianças cegas a usar o ábaco se contra partida ,os colegas com visão normal seriam ensinados executar cálculos com papel e lápis.



O ábaco é utilizado no ensino de matemática e especial a multiplicação simples às crianças o ábaco é um substituto excelente. Para memorizar tabelas de multiplicação, uma tarefa que jovens e crianças detestam.
O ábaco também ensina outros sistemas de numeração de bases diferentes por que se adapta, facilmente a qualquer base.
Sabemos que é de suam importância adquirir conhecimento ainda mais quando é de algo importante como o ábaco ,vamos aprender manuseá-lo para poder passar esse conhecimento para outros!

PROFESSORA CRISTIANE- não consegui colocar no localo por isso esta a qui !!