Grupo B - TURMA 3001

15 comentários:

Igor Nascimento disse...

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

Igor Nascimento disse...

A pesquisa que eu postei em forma de comentário, explica resumidamente a origem do TANGRAM, que por sinal, como disse a Lêe, é muito interessante e curioso, e as demais propostas pedagógicas que se podem trabalhar na educação são as mais variadas.

Pammy Souza disse...

Concordo com a pesquisa do Igor, realmente o TANGRAN facilita o estudo, principalmente quando usado para trabalhar com crianças. É uma forma fácil e prática de se trabalhar. Também concordo com meus amigos em relação ao tema ser muito intrigante.

Lêe disse...

Letícia Nascimeto nº 27

O tema parece ser muito interessante,e a dúvida que fica a respeito de como surgiu o Tangram é muito intrigante e o cometário do Igor nos deixa ainda mais curiosos.

Poliana Miranda disse...

Poliana Miranda;Turma:3001;n°:33
Como foi dito anteriormente por todos que se apresentaram,o Tagram é um quebra-cabeçã que por sua vez é milenar e que trabalha o pensamento lógico,ajudando o raciocinio rapido.E por sua vez tem como aprendizagem a apresentação de formas geometricas.

Raquel Barbosa disse...

Turma:3001; Nº34

Concordando com todos os comentários acima o que mas me chamou atenção nessa pesquisa foi a utilização do Tangram na Matemática, para facilitar a compreenção da Geometria. Sendo assim uma forma prática e divertida de aprendizagem.

Alessane disse...

O Tangram é um bom tema para uma aula de matematica, onde se pode elaborar a Geometria, a criatividade, ter um bom raciocínio dos alunos.

Igor Nascimento disse...

UM VÍDEO MUITO INTERESSANTE QUE MOSTRA DIVERSAS FORMAS DE SE UTILIZAR O TANGRAM.

http://www.youtube.com/watch?v=JcJlejSfPZU

Raquel Barbosa disse...

Galera da uma olhadinha nesse video muito interessante.

Teatro Negro - Tangram.

http://www.youtube.com/watch?v=u1iro0EHOWg&feature=related

Raquel Barbosa disse...

Mais um video para auxiliar vocês.

FRAÇÕES COM O TANGRAM

http://www.youtube.com/watch?v=aTAl9Q9X3_s&feature=related

Lêe disse...

Construção do Tangram
1. A partir de um quadrado, ABCD, traça-se a sua diagonal DB, marca-se o seu ponto
médio O e traça-se uma perpendicular a DB em O passando por A.
2. Marcam-se os pontos médios, M de DO e N de OB.
3. Marcam-se os pontos médios, P de DC e Q de CB. Traça-se o segmento PQ e
marca-se o seu ponto médio R.Ivany Aparecida Rodrigues da Motta
Projeto Teia do Saber 2006 - Metodologias do Ensino de Matemática 3
4. Traçam-se os segmentos PM, OR e RN.
O Tangram é formado por sete peças, são elas:
· 5 triângulos: 2 grandes, 1 médio e 2 pequenos;
· 1 quadrado;
· 1 paralelogramo
Regras:
As regras básicas são as seguintes:
· Tem de utilizar as 7 peças;
· As peças têm que estar deitadas;
· As peças têm que se tocar;
· Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.
Exemplo:
gato
Como Jogar
Embora em tempos recentes tenham sido criadas modalidades competitivas de
Tangram, o jogo é tradicionalmente praticado como um solitaire. A idéia é descobrir como
foram criados os desenhos/sombra como representados abaixo.
fábrica
Naturalmente, além de descobrir soluções para desafios já existentes, pode-se jogar
criando novas formas figurativas ou geométricas.

Pammy Souza disse...

Objetivos
· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese. A regra básica do jogo é que
cada figura formada deve incluir as sete peças;
· Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir as figuras
apresentadas nas cartelas;
· Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
· Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
· Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação
motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
· Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a
capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o
intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.

Camila disse...

Grupo B - TURMA 3001


Tangram





mylena Barbosa, 48 (Líder)


Jéssica Caroline, 23 (Pesquisadora)


Giorlana das mercês, 17 (Mídia)


Gisele Sant´Anna, 18 (Criativa)


Jocimar Ribeiro, 47 (Criativo)


Camila Santana, 09 (Criativa)


TANGRAM


Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.

Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

UM VÍDEO MOSTRANDO O QUE SE PODE FAZER COM TANGRAM.
http://www.youtube.com/watch?v=nFtVmrh5l_A

Camila disse...

Grupo B - TURMA 3001


Tangram





mylena Barbosa, 48 (Líder)


Jéssica Caroline, 23 (Pesquisadora)


Giorlana das mercês, 17 (Mídia)


Gisele Sant´Anna, 18 (Criativa)


Jocimar Ribeiro, 47 (Criativo)


Camila Santana, 09 (Criativa)


TANGRAM


Tangram é um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental (até o 6º ano) formas geométricas, trabalhar a lógica e a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices.

Um pouco de história

Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras ledas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.

Construção

Quando o professor propuser aos seus alunos o trabalho com Tangram é importante que deixe que eles o construam.

UM VÍDEO MOSTRANDO O QUE SE PODE FAZER COM TANGRAM.
http://www.youtube.com/watch?v=nFtVmrh5l_A

Tamires Mota disse...

Com o auxilio do trangam, vários conceitos matemáticos podem ser abordados, como:

Identificação;
Comparação;
Descrição;
Classificação;
Desenho de formas geométricas planas;
Visualização e representação de figuras planas;
Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras;
Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas;
Representação e resolução de problemas usando modelos geométricos;
Noções de áreas;
Frações.

Com esses conceitos em mente, os alunos podem desenvolver algumas habilidades que servem de pré-requisitos para outras áreas do saber, como: visualização, diferenciação, percepção espacial, análise, síntese, desenho, relação espacial, escrita, construção, criatividade e raciocínio lógico.